A fauna da Lagoa dos Patos, uma das mais belas paisagens do litoral do Rio Grande do Sul, é inspiração para um grupo de artesãos das cidades de Camaquã, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo na Costa Doce. Tanto que a coleção ;Bichos do Mar de Dentro; tem como destaques as corujas do campo. Muito comuns na região, elas agora são peças do jogo ;Resta Um Coruja;.
O desenvolvimento da coleção ;Bichos do Mar de Dentro; teve a consultoria de uma equipe de designers, que trabalhou com os artesãos formas de utilizar as belezas da Costa Doce na confecção das peças. A região, que engloba o chamado Mar de Dentro, configura-se em um dos principais santuários ecológicos do litoral brasileiro. Atrás das praias desertas e das dunas esconde-se o complexo lacustre formado pelas lagoas Mirim e dos Patos, que se encontra com o mar, formando uma região de águas salobras.
Além de jogos como o ;Resta um Coruja;, inspirado nas corujas do campo, os artesãos confeccionam bichos de pelúcia inspirados em outras espécies da região, como cisne do pescoço preto, capivara tachã, biguá, quero-quero, gambá de orelha branca, jacaré do papo amarelo, jararaca da praia, garça grande, garça pequena e graxaim. As almofadas, bolsas, cachecóis, caixas decorativas, cortinas, fantoches de dedos, imãs de geladeira, nécessaires e outros produtos também são inspirados na fauna e paisagens da região.
O Sebrae gaúcho apóia o projeto de artesanato, que integra o APL de Turismo da Costa Doce. Segundo a gestora do APL, Jussara Cruz Argoud, hoje a Instituição trabalha com cerca de 230 empreendimentos na região. Os focos são qualificação profissional e desenvolvimento econômico local. ;Ações como a do artesanato demonstram o sucesso de um esforço coletivo que vem sendo aprimorado desde 2006, quando houve a primeira oficina de artesanato;, diz.
Ele lembra que os produtos da coleção ;Bichos do Mar de Dentro; vêm conquistando mercados importantes por seu conceito de preservação da fauna da Costa Doce. Um deles é o coorporativo. È que as peças têm sido adquiridas por empresas e instituições para serem distribuídas em eventos. ;Essas conquistas nos deixam extremamente satisfeitos;, assinala Jussara Argoud.
No domingo (7/09), cerca de 100 unidades do jogo ;Resta Um Coruja;, inspirado nas corujas do campo da Lagoa dos Patos, foram distribuídas pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) em coletiva de imprensa realizada no encerramento da 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio, Região metropolitana de Porto Alegre. Na oportunidade, foi apresentado o balanço de atividades do Sistema Farsul.