O Conselho Nacional de Secretários de Saúde entregou nesta quarta-feira (27/08) ao secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena, um conjunto de propostas para prevenir a violência. O documento, elaborado por intermédio do projeto Violência: uma epidemia silenciosa, aponta as drogas como uma das principais causa da violência no país.
A questão da droga talvez seja a epidemia mais grave dentro da epidemia da violência", disse o secretário. "É a epidemia mais grave que estamos enfrentado, particularmente a do crak, que é uma droga muito potente. É uma coisa que nos preocupa porque está atrás dos fatos violentos, afirmou.
Agora, o conselho vai propor ao Ministério da Saúde quais das cem experiências apontadas no documento poderão ser transformadas em políticas nacionais de combate violência. Recolhemos essas experiências e apontamos para o ministério em quais delas ele pode estabelecer parcerias e onde se pode investir numa política nacional de prevenção violência, disse.