O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira (14/08) que a campanha de vacinação contra rubéola já consegui alcançar 25% de sua meta no país, em apenas quatro dias de execução. Envolvendo cerca de 200 mil pessoas, as mega-iniciativa tem como objetivo vacinar 70 milhões de brasileiros.
Ainda de acordo com o ministro, a maior procura pela vacina é feita por mulheres, o que representa algo preocupante, já que no ano passado 70% dos casos da doença foram registrados em pessoas do sexo masculino. "Portanto, faço um chamado para que os homens comparecerem aos postos, porque as mulheres, por enquanto, estão dando de goleada", destacou o ministro. Para atingir as comunidades que vivem em áreas rurais, a campanha conta com a ajuda da Programa Nacional de Imunização do Brasileiro, considerado um dos mais organizados do mundo.
A iniciativa brasileira de combate á rubéola não está sozinha. O esforço faz parte de um acordo que os países da América Latina firmaram junto a organização Mundial da Saúde (OMC). A meta do trabalho é erradicar, até 2010, a doença do território latino. Um grupo de observadores internacionais, ligados a ministérios da saúde de vários países e à OMC, é encarregado de acompanhar de perto os esforços realizados em todas as região participante da iniciativa.