A comissão de seleção do Prêmio Cultura Indígena 2007 encerrou neste domingo (10/08) a avaliação das 728 iniciativas inscritas no concurso, que premiará com R$ 24 mil projetos para a valorização da cultura e costumes indígenas elaborados pelas próprias comunidades e entidades representativas.
Desde quarta-feira (06/08), 16 representantes de associações indígenas e do Ministério da Cultura estiveram reunidos em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, analisando os projetos concorrentes. Segundo o produtor do concurso, Marcelo Manzatti, as 102 propostas já foram pré-selecionadas e devem receber os prêmios no final de novembro, quando os trâmites burocráticos do edital estarão finalizados.
De acordo com o Manzatti, o prêmio recompensa com dinheiro os projetos mais importantes que já foram realizados ou que ainda vão ser postos em prática. São projetos ligados preservação da língua nativa, artesanato, música, até medicina tradicional, arquitetura, culinária e agricultura, explica.
Segundo Manzatti, o foco na participação do indígena no prêmio é tão grande que só podem ser inscritos projetos assinados por comunidades e associações. A burocracia para a seleção também é menor e até apresentações orais, gravadas em fita cassete, servem como formulário para a inscrição. Muitos índios não se expressam bem de forma escrita. Não conseguem explicar no papel da forma que explicam oralmente, justifica.
Giselle Dupin, coordenadora da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, disse que o objetivo do concurso é fortalecer e incentivar a cultura dos índios. O concurso, criado em 2006, já premiou projetos para a reconstrução de casas de cultura; festivais de músicas tradicionais; programas de plantio de palmito e até a instalação de computadores em aldeias.
Para Romancil Cretã, índio kaingang e membro do Conselho Nacional de Cultura e da comissão de seleção do prêmio, o concurso ajuda a resgatar a identidade indígena. Ele afirmou que jovens de aldeias estão se interessando pela cultura nativa graças ao incentivo oferecido.