A Linha 5 do Metrô (Lilás) funcionou neste domingo (10/08) pela primeira vez em um domingo, mas atraiu poucos passageiros. Na estação do Largo Treze, no período da tarde, os vagões paravam praticamente vazios.
A Linha 5 era a única que funcionava apenas de segunda a sábado. O início das operações aos domingos atendeu a pedidos de moradores da zona sul.
De acordo com a administração do Metrô, a expectativa é de que, agora, cerca de 37 mil pessoas utilizem o transporte aos domingos e aos feriados, no horário entre 4h40 e meia-noite.
O zelador José Pereira de Souza, de 66 anos, aprovou a novidade. "Moro em Santo Amaro e sempre visito minha filha nos finais de semana, em Itapecerica da Serra. Sem o metrô, levava mais de 1 hora. Hoje cheguei em 30 minutos."
O vigilante Irineu Bento, de 38 anos, era outro usuário satisfeito. Morando ao lado do terminal do Largo Treze, ele utiliza a Linha 5 pelo menos duas vezes durante a semana. Aos domingos, costumava usar o ônibus para visitar parentes no Campo Limpo. "Era um transtorno. Demorava cerca de 40 minutos", disse Bento. "Até que enfim decidiram abrir o metrô durante todo o fim de semana", afirmou o usuário.
A mudança de horários fez a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) alterar o horário de 11 linhas de ônibus integradas à Linha 5.