Começou nesta sexta (11/07) a Operação Pressão Total para fiscalizar a embriaguez no trânsito no Rio de Janeiro. A operação teve início no terminal de ônibus da Central do Brasil, às 9h, onde onze fiscalizadores do Departamento de Transporte Rodoviários (Detro) e nove técnicos de enfermagem da secretaria de Saúde atuaram vistoriando e orientando motoristas de vans e ônibus. A operação está sendo realizada pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo, Detro, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.
O secretário de Transporte, Júlio Lopes, disse que o objetivo da operação é reduzir em torno de 50% os acidentes de trânsito motivados pelo consumo de bebidas alcoólicas. No total , a operação conta com sete postos de vistoria fixos e dois volantes, espalhados pela região metropolitana do Rio, da manhã à noite.
De acordo com Júlio Lopes, a meta é estender a operação para os 36 pontos de fiscalização permanente do Detro, mas isto depende da aquisição de novos bafômetros. O secretário informou que até o final do mês o governo deve disponibilizar mais 35 aparelhos.
O secretário de Saúde, Sérgio Cortes, que também esteve na Central do Brasil, disse que a atuação dos profissionais de saúde é fundamental para a prevenção de acidentes. Ainda segundo o secretário, em 20 dias de Lei Seca, os acidentes de trânsito decorrentes de consumo de álcool já apresentaram redução entre 20% e 40% no atendimento nos hospitais.