A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) entregará na quinta-feira (10/07), às 9h, dois veículos à Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte, como parte de indenização pela prática de assédio moral. Os veículos serão utilizados para fiscalização.
A empresa assinou um acordo em abril deste ano após ser condenada pela Justiça do Trabalho, em agosto de 2006, a pagar indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo decorrente da prática de assédio moral contra seus funcionários.
A cervejaria foi condenada por assediar moralmente empregados que não atingiam cotas de vendas exigidas pelos supervisores em Natal. "Como não cumpri as metas, amarraram um bode em minha mesa. "Toma que é teu presente, disse o supervisor", afirmou em 2006 à Folha um ex-vendedor.
Segundo a Procuradoria Regional do Trabalho, responsável pela ação contra a Ambev, a empresa também se comprometeu a não utilizar prática discriminatória contra seus empregados e realizar campanha publicitária de conscientização sobre o assédio moral.
Em caso de descumprimento, segundo a procuradoria, a empresa poderá pagar multa diária no valor de R$ 10 mil, a ser revertida à campanha publicitária.
A assessoria da Ambev afirmou que o caso faz parte do passado e a empresa não iria comentar a entrega dos veículos.