A organização não-governamental SaferNet, que fiscaliza crimes de pedofilia no país, assinou nesta quarta-feira (02/07) acordo de cooperação com o site de busca Google, para agilizar o processamento de dados sobre pedofilia no Orkut.
Levantamento apresentado pela ONG mostra que, nos primeiros seis meses de 2008, foram feitas 114.961 denúncias anônimas de casos de pedofilia no site de relacionamento Orkut. Os casos envolvem 22.761 endereços diferentes, sendo 2.551 comunidades da página e 20.210 perfis de usuários. A maioria deles ; 15.138 ; já foi removida pelo próprio Google e 4.389 estão sob investigação.
O acordo foi firmado nesta quarta em encontro Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Além da assinatura do documento, a CPI aprovou requerimento para a quebra de sigilo de 18.330 álbuns de fotos do Orkut que têm conteúdo pedófilo. Esse material será avaliado pelo grupo de trabalho formado por delegados, promotores, procuradores e técnicos da SaferNet que ajuda a CPI na análise de material.
"São muitos álbuns, é um número assustador, mas sabemos que, minimamente, com esses 18 mil, encontraremos entre três e quatro mil pedófilos navegando na internet", disse o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES).