Uma palestra sobre o escritor Machado de Assis abre nesta quarta-feira (02/07) a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até domingo (06/07). O criador de personagens polêmicos como Capitu do livro Dom Casmurro - será o homenageado desta 6; edição do evento.
Na programação, Machado também será apresentado ao público em rodas de debate sobre sua obra, em filmes, em exposição de fotografias e em shows de música. O centenário da morte de Machado de Assis, considerado um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, é lembrado este ano.
Além da literatura, a Flip abre espaço para outras áreas da arte como o audiovisual e as artes plásticas.
De acordo com o diretor da programação oficial da Flip, Flávio Moura, além da presença importante de escritores brasileiros e nomes da literatura internacional, um dos destaques desta edição será um curso sobre roteiro para cinema.
Alternativos
A Flip ETC., uma mostra paralela, terá oficina de roteiro cinematográfico. O curso será dado pelo roteirista Sérgio Machado, do filme Cidade Baixa [2007], em parceria com a cineasta argentina, Lucrecia Martel, de A Menina Santa [2004], disse. A oficina já não tem mais vagas.
Realizada no centro histórico de Paraty, litoral sul fluminense, a festa literária é aberta ao público. Sem a literatura, sem representação, sem essa mentira fundamental que é a ficção, o homem não tem como enxergar a si mesmo, defende Moura.
Os eventos custam entre R$ 8 e R$ 25, mas durante os próximos cinco dias, haverá também uma programação gratuita, organizada pela própria comunidade. As crianças também poderão contar com atividades específicas como oficinas realizadas por cartunistas e rodas de leitura.