Fernando Alcântara de Figueiredo agora é ex-sargento do Exército. Figueiredo recebeu baixa da Força Terrestre nesta sexta (27/06), depois de cumprir quatro dias de detenção no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), no Setor Militar Urbano, por uso indevido de uniforme em entrevista à revista Época, no início do mês, quando ele e o sargento Laci de Araújo assumiram relacionamento e disseram viver juntos há 11 anos.
"Me sinto aliviado. Agora é tocar a vida", desabafou. Figueiredo recebeu o certificado de reservista nesta manhã do então chefe imediato, o coronel Antônio Marques, diretor do Hospital Geral de Brasília. No local o ex-militar trabalhava como auxiliar administrativo. "Ele (coronel Antônio Marques) me entregou e desejou boa sorte", diz.
Na quinta-feira (26/06), Fernando fez os exames e obteve o laudo para dar baixa do serviço militar. A expectativa do advogado Marcos Rogério de Souza era que o procedimento demorasse de 5 a 60 dias. Fernando deve ir na tarde desta sexta ao Superior Tribunal Militar para acompanhar a primeira audiência do sargento Laci no processo em que é acusado de crime de deserção.