O comerciante Luis Antônio de Souza, 41 anos, foi preso com 14 balões em casa, no Bairro Guaxindiba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Os objetos tinham de três a 15 metros de comprimento. No local, os policiais apreenderam também seis bandeiras com 50 metros quadrados, que são levadas pelos balões, além de dois botijões de gás, dois maçaricos, 11 bocas de balões e 25 buchas usadas para acender os objetos.
A operação foi feita por policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar, por meio de informação passada ao Disque-Denúncia, pelo número (21) 2253-11-77.
O Disque-Denúncia está oferecendo recompensa que varia de R$ 300 a R$ 1 mil para quem der informações que resultem em apreensões de balões e detenção de baloeiros. É assegurado o anonimato aos denunciantes. A pena para quem fabricar, transportar ou soltar balões pode chegar a três anos de prisão.
A concessionária de energia Light S/A informou que já foram registrados quase 70 casos de balões que atingiram a rede de energia elétrica, nos últimos três anos, deixando cerca de 380 mil consumidores sem energia.