Rio de Janeiro - Entrou em vigor neste sábado (31/05), Dia Mundial Sem Tabaco, o decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro que proíbe o fumo em locais coletivos fechados, públicos ou privados. Com o decreto, só será permitido que as pessoas fumem em áreas externas de prédios e estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, o que na prática significa o fim dos chamados ;fumódromos;.
Segundo a gerente do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Sabrina Pressman, o objetivo do decreto é proteger a saúde da população, já que as doenças provocadas pelo fumo passivo são a terceira causa de mortes evitáveis no mundo.
;A gente sabe que a fumaça fica retida nos locais fechados. Não existe um sistema de ventilação eficiente para eliminar os malefícios do fumo passivo; afirma. Ela acrescenta que, em muitos locais, os ;fumódromos; não passam de uma divisão imaginária numa mesma sala, ;como se a fumaça fosse capaz de ler aquela placa que diz que ali é proibido fumar;.
Fiscais da Vigilância Sanitária Municipal estarão, a partir deste sábado, notificando e autuando os estabelecimentos que não cumprirem a nova lei. No início, o trabalho terá um caráter educativo, de orientação sobre a medida. No entanto, qualquer pessoa já pode denunciar à Vigilância Sanitária locais onde o fumo está sendo praticado em ambientes fechados, pelo telefone 2503-2280.
Ainda dentro da programação do Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde montou estandes neste fim de semana, no calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, em frente à Rua Siqueira Campos, na zona sul, e na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte. Os fumantes que passarem por esses locais até as 14h, hoje e amanhã, podem medir o nível de monóxido de carbono no pulmão e ser examinados por um estomatologista, para diagnosticar possíveis lesões na boca decorrentes do fumo.
A Prefeitura do Rio oferece tratamento gratuito contra o tabagismo em 76 unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Os endereços e telefones das unidades estão disponíveis na internet, no site www.saude.rio.rj.gov.br