A organização da Parada Gay de São Paulo divulgou ontem que 3,4 milhões de pessoas ocuparam a região da Avenida Paulista e Rua da Consolação, no domingo (25/05), dia do evento. A estimativa deste ano é inferior à divulgada no ano passado, quando, segundo os organizadores, 3,5 milhões de pessoas estiveram na Parada. O cálculo considerou um percurso de 3,5 quilômetros.
A 12ª edição da Parada do Orgulho GLBT trouxe cerca de 327 mil turistas à capital paulista, informou a São Paulo Turismo. Depois da Virada Cultural, a Parada é o evento que mais traz turistas à capital paulista. Este ano, dos 327 mil estimados, 5% vêm de outros países e 95% são brasileiros vindos principalmente do interior e litoral, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Este público fica em média quatro dias na cidade, e gasta aproximadamente 30% a mais do que o turista médio. O total movimentado por turistas estrangeiros gira em torno de R$ 28 milhões, enquanto os visitantes brasileiros desembolsam cerca R$ 161 milhões.
Segundo pesquisa realizada pela São Paulo Turismo no ano passado, o perfil do público da Parada GLBT é equilibrado entre homens e mulheres, e predominam os participantes entre 25 e 39 anos (39,5% do total), seguido pelos de 18 a 24 anos (39%). Entre os entrevistados, 49% se declararam homossexuais; 37% heterossexuais; 8,6% bissexuais e 1,4% transexuais.