A praça da República, no centro de São Paulo, está movimentada nesta quinta-feira (22/05), com a realização da 8ª Feira GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Esta é a primeira vez que o evento oficial da Semana da Parada Gay acontece no local. A feira já passou pelo Vale do Anhangabaú (ano passado) e largo do Arouche (seis primeiras edições).
Os organizadores esperam que 200 mil pessoas passem pelo evento, que reúne 53 tendas de compras e 15 barracas de alimentação. No local, estão programados shows, apresentações teatrais e a entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, que destaca ações políticas e destaques culturais relativos à valorização da cidadania GLBT. Veja todos os vencedores. Saiba a programação completa.
Uma bandeira arco-íris foi colocada em frente ao prédio da Secretaria de Educação, que fica na praça. Durante show da cantora Bella Guima, houve uma encenação de um casamento lésbico. Uma equipe canadense grava todos os momentos da feira.
O diretor Bob Christie, o produtor Morris Chapdelaine e Ken Coolet, organizador da Parada Gay de Vancouver estão fazendo o documentário "Beyond Gay, The Politics of Pride", que vai percorrer vários países onde acontecem paradas gays.