Brasília - Como parte das comemorações pelo Dia Internacional das Hepatites, na segunda-feira (19/05), será realizado neste domingo (18/05) e na segunda-feira, em Brasília e mais 29 cidades brasileiras, um mutirão contra a hepatite C.
De acordo com a assessoria de imprensa da farmacêutica Roche, organizadora do evento em parceria com centros de saúde, o evento visa conscientizar a população sobre os perigos da doença.
Segundo o infectologista do Programa de Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Davi Urbaez, a infecção pelo vírus da hepatite C é uma bomba relógio na saúde pública brasileira.
;A hepatite é uma infecção silenciosa [raramente apresenta sintomas]. Existe uma grande quantidade de portadores que não têm conhecimento da doença e só percebem quando chegam a complicações graves;, alerta o médico.
Estatísticas
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 180 milhões de pessoas em todo mundo estão infectadas pelo vírus da hepatite B e C.
No Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas podem estar contaminadas pelo vírus. ;Em termos de números de pessoas, o vírus da hepatite ganha do vírus da Aids de lavada;, disse Urbaez.
Em Brasília os exames rápidos para diagnostico da hepatite C serão realizados na Feira da Ceilândia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto.
A resposta da analise é imediata, e se caso a pessoa apresentar resultado positivo, será encaminhada automaticamente para atendimento médico.
O projeto de conscientização sobre a doença já existe no todo o mundo, e este ano mais de 40 países participam do mutirão.