Cerca de 5 mil trabalhadores e integrantes da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) promoviam uma manifestação na manhã desta sexta (16/05), em frente à Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobras, em São José dos Campos, causando um grande congestionamento na Via Dutra, na altura do quilômetro 146. Segundo informações da Petrobras, o protesto, relativo ao dissídio da categoria, interditou as entradas da refinaria, impedindo que funcionários da empresa entrassem para trabalhar.
Segundo informações da Conlutas, a manifestação é contra as negociações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em relação ao dissídio da categoria, que reivindica 20% de aumento salarial, melhores condições de trabalho e diminuição de carga horária. A interdição na entrada da refinaria continuaria durante todo o dia, segundo a Conlutas.
Por volta das 10 horas, o congestionamento era de 10 quilômetros no sentido São Paulo-Rio e de cinco quilômetros na pista sentido São Paulo, por conta da curiosidade dos motoristas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).