Antes mesmo do fim dos estudos do trem-bala entre Rio e São Paulo, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação um novo trem de passageiros. O trecho, que ainda será estudado, passaria por Belo Horizonte e São Paulo, seguindo para Curitiba.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a tendência é que seja também um trem de alta velocidade.
"São áreas com grande concentração urbana, com nível de renda compatível", completou. A MP incluindo o segmento no plano foi publicada ontem. O trecho teria 1.150 quilômetros. Segundo Passos, os estudos de viabilidade ainda serão feitos.
Além do trecho de passageiros, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação novos trechos de ferrovia para o transporte de cargas. Os principais somam mais de 4 mil quilômetros. Entre eles a extensão da Ferrovia Norte-Sul até Panorama (687 km a noroeste de São Paulo) e a construção da Ferrovia Leste Oeste entre Ilhéus (BA) e Alvorada (TO).
Além disso, a MP prevê a transformação da Valec Engenharia em empresa pública. A empresa foi criada em 1972 como sociedade por ações com a Vale do Rio Doce e a USS Engineers como sócias. Mais tarde, o capital foi repassado para a união, mas a empresa nunca foi transformada oficialmente em empresa pública.
Com isso, a Valec passará a ser responsável por estudos e concessões dos novos trechos de ferrovia à iniciativa privada.