A Petrobras fechou seu primeiro contrato para começar a produzir álcool no país visando a exportação. A parceria será com a usina Itarumã, de Goiás, e a produção começará em maio de 2009, informou o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, nesta segunda-feira.
Este é o primeiro de 20 contratos que deverão ser assinados pela estatal para cumprir a meta de produzir 4,5 bilhões de litros de álcool por ano até 2012. Segundo Costa, a Itarumã já tem a área plantada.
A primeira parceria, assim como acontecerá com as demais, tem a participação da japonesa Mitsui. As duas empresas terão 10 por cento cada uma e a Itarumã o restante. Serão produzidos 200 milhões de litros de etanol por ano e os investimentos previstos são de 200 milhões de dólares.
"Examinamos mais de 40 projetos e devemos ter entre 15 e 20 projetos para cumprir a nossa meta", afirmou Costa a jornalistas após o lançamento do programa do governo federal para o desenvolvimento.
O executivo informou que este ano a Petrobras já exportou 300 milhões de litros de álcool, principalmente para os Estados Unidos, e que até o final do ano o volume deve ultrapassar os 500 milhões de litros planejados para o exercício.
Ele explicou que a demora para o fechamento da primeira parceria se deveu ao ineditismo do negócio mas que, daqui para frente, as outras parcerias deverão ser mais rápidas, mas não deu prazo para que ocorram.