Alto Paraíso de Goiás (GO) - Um pequeno município de 6.600 habitantes, que atrai centenas de turistas para a Chapada dos Veadeiros pelas tradições de festas populares e misticismo, Alto Paraíso de Goiás, em Goiás terá, em breve, o Museu da Memória de Alto Paraíso, que funcionará no prédio da antiga secretaria de Educação e Cultura. A cidade foi uma das 24 escolhidas para receber investimento federal de até R$ 100 mil para a construção de um museu.
Em fevereiro, o Ministério da Cultura lançou edital para que municípios com até 50 mil habitantes, que ainda não possuam museu, possam tê-lo. Dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) mostram que apenas 20% dos municípios brasileiros têm museu. Com a distribuição da verba, ainda que atinja a poucas localidades, espera-se diminuir este déficit.
;A grande maioria da população não tem qualquer relação com a questão museu, e a memória local está completamente dispersa, e não está sendo trabalhada nessas pequenas comunidades. Então foi uma forma de estimular para que possamos ampliar o número de municípios com museus e a relação da comunidade com a memória local;, detalhou o diretor do Departamento de Museus do Iphan, José do Nascimento Júnior.
O relatório de gestão da Política Nacional de Museus mostra que Roraima e Amapá têm apenas dois museus, Tocantins, três, enquanto São Paulo tem 366 e Rio Grande do Sul, 351. Se contabilizados os museus por região, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, juntos, possuem 656 instituições em 19 estados, enquanto a região Sudeste, sozinha, tem 854, distribuídas em apenas quatro estados.
Para Nascimento, as pequenas cidades precisam de museus, para que questões como a memória local e a identidade das pessoas sejam preservadas. ;O museu é o elo entre contar para as gerações atuais o que era aquele espaço, o que era aquela comunidade e projetar isso para o futuro, porque quem vai tomar contato hoje será o elemento para compor esse museu daqui para a frente;, disse.
O professor de história da arte do Brasil, Mário Roberto Bonomo, da Universidade de Brasília, foi o responsável pela elaboração do projeto do museu de Alto Paraíso e, para ele, a instituição também trará qualidade de vida aos moradores do município. ;O museu vai trazer a questão da auto-estima das pessoas, porque vemos, principalmente entre os jovens, o bombardeamento por programas de televisão com o modelo de vida do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas que vivem em cidades com estruturas completamente diferentes. Meu trabalho é pela valorização dessas cidades, e o museu serve para as pessoas se identificarem com o lugar;, defende.