Exposição, concurso e gastronomia envolvendo muito queijo e diversas bebidas lácteas. Essas são algumas das atrações do 2º FestLeite, o Festival de Leite de Quixeramobim, no Ceará, que será realizado nos dias 9 e 10 de maio. A região, conhecida como a maior bacia leiteira do Ceará, é responsável pela produção média de 100 mil litros de leite por dia.
Os produtores já estão animados para o evento cuja meta deste ano é produzir o maior queijo coalho do mundo. A gestora do projeto do Sebrae/CE para o setor, Francisca Wilma Almeida, conta que na 1ª edição do festival foi produzido o maior queijo coalho do Brasil, com 345 quilos. ;O queijo deste ano terá 300 quilos a mais e para fazê-lo serão usados cerca de 6 mil litros de leite bovino.
A idéia é superar a atual marca mundial dos holandeses que produziram no ano passado um queijo de 600 quilos;, explica Francisca. De acordo com ela, o queijo é feito com leite doado pelos produtores e será distribuido aos participantes do FestLeite.
No encontro também será escolhido o melhor queijo coalho do Estado. Instituições como as Universidades Estadual e Federal do Ceará, Embrapa, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Universidade Federal de Viçosa (MG) e Instituto Cândido Tostes vão definir os critérios de julgamento. O ganhador estadual poderá participar do concurso nacional que será realizado em Minas Gerais, em julho deste ano.
O objetivo do FestLeite, realizado pelo Sebrae/CE e pela prefeitura de Quixeramobim, é promover ações da cadeia produtiva do leite como comercialização e gastronomia. No festival haverá exposição de produtos lácteos como queijos, manteigas e iogurtes. No ano passado, o evento promoveu a comercialização de cerca de R$ 40 mil.
O evento também vai contar com shows culturais, café da manhã para crianças carentes e gincana cultural com atividades recreativas e esportivas. Haverá também o primeiro encontro dos jovens agropecuaristas do Sertão Central do Ceará e um concurso para eleger a rainha FestLeite.