A Eletronuclear subsidiária da Eletrobrás responsável pela operação das duas usinas atômicas do país informou hoje (30) que a Usina de Angra 1, localizada no litoral sul fluminense, foi desligada automaticamente ontem (29), devendo permanecer fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) até o próximo dia 19 de maio.
O desligamento foi feito para proteção elétrica de uma das bombas de refrigeração do reator da usina, uma vez que os técnicos da Eletronuclear indentificaram a necessidade de substituição do motor da bomba. O desligamento da Usina aconteceu normalmente, com os sistemas operando de acordo com os procedimentos apropriados, com segurança para o trabalhador, o público em geral e o meio ambiente, garantiu a subsidiária.
A usina de Angra 1 entrou em operação no último dia 16, depois de ficar cerca de dois meses desconectada do sistema para a realização de trabalhos de manutenção. A unidade tem uma parada programada para setembro deste ano, para a instalação de dois novos geradores que já se encontram em Angra dos Reis.