O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, considerou positiva a decisão da agência de avaliação de rating Standard & Poor's de elevar o Brasil ao grau de investimento. "É extremamente positivo o Brasil atingir um grau de maturidade institucional muito grande. As regras básicas da democracia e a economia a um bom ritmo contribuiem para novos padrões".
O ministro esteve nesta quarta-feira (30) na Câmara para se reunir com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
De acordo Chinaglia, o Brasil buscava a elevação ao grau de investimento há muito tempo. Essa nova condição, avaliou o deputado, é conseqüência do desempenho da economia e dos seus resultados e dos "ajustes que foram feitos".
Chinaglia lembrou que os investimentos externos neste ano têm surpreendido e a tendência é que cresçam com a nova avaliação do país. "O Brasil tem muito que se desenvolver em infra-estrutura e em novas tecnologias. Creio que, diante disso, vai haver mais investimentos, resultando na geração de mais empregos".