Prepare o agasalho para esta sexta-feira (7/1), pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica umidade relativa do ar entre 95% e 70% para todo o Distrito Federal. O tempo nublado deve permanecer ao longo do dia, com pancadas de chuva mais intensas e trovoadas a partir da tarde.
A temperatura fica entre 19ºC e 25ºC, com poucas aberturas de sol. Segundo o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, a instabilidade no tempo tem influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), que vem do Norte do país e passa pelo Centro-Oeste. “Com essas chuvas, dá até a sensação de que está mais frio no DF”, afirma o especialista.
Heráclio diz que a previsão é de chuva para qualquer hora do dia. “No decorrer do dia tem um pequeno aquecimento na temperatura, mas que não deve subir muito, pois teremos aumento da possibilidade de pancadas de chuva, o que explica esse tempo nublado”, acrescenta.
Saiba Mais
- Brasil Cheia do Rio Tocantins afeta população de quatro estados brasileiros
- Cidades DF Dia abafado e com chuva: DF terá máxima de 27ºC nesta quinta
- Cidades DF Reparos na ponte sobre o Rio Melchior devem acontecer nos próximos dias
- Cidades DF Famílias começam o ano sem nada após prédio desabar na QSE de Taguatinga Sul
O especialista adianta que o alerta laranja de chuvas intensas, presente no site do Inmet até as 11h desta quinta-feira (7/1), deve continuar. Os ventos intensos devem ter velocidade de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para o fim de semana, Heráclio afirma o tempo não deve mudar drasticamente. “Esse padrão vai continuar nos próximos dias porque ainda estamos no tempo chuvoso do verão”, conclui o meteorologista do Inmet.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.