França

Macron, Trump e Zelensky participam de reunião em Paris

Em primeira viagem após a eleição, Trump disse aos jornalistas que "o mundo está ficando um pouco louco neste momento e falaremos sobre isso"

O presidente da França, Emmanuel Macron (C), flanqueado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump (RO, e pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (2º à esquerda), após uma reunião no Palácio Presidencial do Eliseu, em Paris, em 7 de dezembro de 2024 -  (crédito: JULIEN DE ROSA / AFP)
O presidente da França, Emmanuel Macron (C), flanqueado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump (RO, e pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (2º à esquerda), após uma reunião no Palácio Presidencial do Eliseu, em Paris, em 7 de dezembro de 2024 - (crédito: JULIEN DE ROSA / AFP)

O presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniu neste sábado (7/12) em Paris com seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, e com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

O encontro ocorreu no Palácio do Eliseu e Zelensky. Os três posaram para uma foto, antes do início das conversações, que antecedem a reinauguração da Catedral de Notre-Dame.

Na primeira viagem após vencer a eleição presidencial de novembro, Trump disse que o mundo está ficando "um pouco louco". “Parece que o mundo está ficando um pouco louco neste momento e falaremos sobre isso”, disse Trump.

O presidente eleito elogiou as relações com seu colega francês, apesar das tensões que eram aparentes entre os dois durante seu primeiro mandato. “Tivemos um ótimo relacionamento, como todo mundo sabe. Conquistamos muito”, disse ele.

Os dois políticos se abraçaram e apertaram as mãos várias vezes nos degraus do palácio presidencial francês, onde Trump foi recebido com honras.

O líder francês reiterou que foi “uma grande honra para o povo francês recebê-lo” para a cerimônia de reabertura da Notre Dame, que foi devastada por um incêndio em 2019, quando Trump cumpria seu primeiro mandato.

“Eu era presidente na época e me lembro da solidariedade e da reação imediata”, disse Macron em inglês.

As questões que eles abordarão na reunião deste sábado devem girar em torno das guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, além do comércio.

postado em 07/12/2024 15:39 / atualizado em 07/12/2024 16:13
x