ELEIÇÕES 2022

Weintraub faz promessa caso Bolsonaro ganhe no 1° turno; veja qual foi

Weintraub foi ministro do Governo Bolsonaro entre 2019-2020 e é candidato a deputado federal por São Paulo

Frederico Gandra* - Estado de Minas
postado em 30/09/2022 16:07 / atualizado em 30/09/2022 16:25
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub duvida de uma vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições presidenciais, que será realizada neste domingo (2/10) em todo Brasil, e fez uma promessa para seus seguidores caso ela aconteça.

"Se Bolsonaro ganhar no primeiro turno, venho sem camisa e com a gravata na testa", garantiu Weintraub em live em seu canal de YouTube nesta sexta-feira (30/9). Segundo ele, o discurso bolsonarista que aposta na vitória do presidente da República no primeiro turno é uma 'palhaçada'.

Weintraub foi ministro do governo Bolsonaro entre 2019-2020 e é candidato a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2022. Desde o início de 2022, Weintraub intensificou as críticas ao presidente Bolsonaro, principalmente por causa da relação com o Centrão. O ex-ministro do MEC, inclusive, acusa Bolsonaro de demiti-lo para viabilizar a entrada do bloco no governo federal.

Apesar disso, Weintraub já oficializou seu voto em Bolsonaro nas eleições presidenciais, mas aposta na vitória do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno.

"Ele (Lula) não leva no primeiro turno, é a minha opinião. Lógico que eu posso tá errado. Lula leva no primeiro turno? Tem chance, mas acho muito pouco provável", analisou Abraham Weintraub na live.

"O meu principal prognóstico é que ele (Lula) ganha apenas no segundo turno. Isso não é só eu que to falando", disse, referindo-se análises de consultorias do mercado financeiro. "É muito difícil do Bolsonaro tirar a vantagem que o Lula tem sobre ele nessas três semanas (antes do segundo turno)", completou.

Por outro lado, Weintraub acredita que o grande vencedor das eleições de 2022 será o Centrão. "O Centrão vai sair como o grande vencedor dessa eleição. Quem saiu derrotado? Nós conservadores, as pessoas que foram para a Av. Paulista em 2015/2016 (nos protestos anti-PT e 'Fora, Dilma')", comentou.

Ele culpa a família Bolsonaro pelo resultado que dá a vitória a Lula e o Centrão nas eleições de 2022. "Graças a família Bolsonaro (o Centrão será o grande vencedor). A família Bolsonaro se corrompeu e entregou o futuro das nossas famílias para eles se darem bem", analisou.

'Padre Pokemón'

Weintraub também ironizou o candidato Padre Kelmon (PTB) enquanto analisava o desempenho de Bolsonaro no debate da TV Globo, realizado na noite dessa quinta-feira (29/09).

"Padre Pokémon, sei lá o nome do cara", disse ao analisar a 'dobradinha' feita entre o candidato do PTB e o presidente Bolsonaro no debate. O ex-ministro da Educação não acredita que a aliança entre os dois tenha capacidade de reverter o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) nas urnas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação