Philipe Santos*
postado em 14/11/2017 12:39
Durante o ;Correio Debate ; Os avanços do Simples Nacional;, ocorrido na manhã desta terça-feira (14/11) no auditório do jornal, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF) afirmou que tudo caminha para a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados.
Segundo Izalci, a mudança é unanimidade no Brasil inteiro. "Há um clima mais favorável na Câmara e é mais fácil a reforma tributária ser aprovada do que a reforma da previdência;, afirmou.
Também presente no evento, o senador José Pimentel (PT-CE) disse que a Câmara tem a sua própria pauta e que o governo não pode decidir o que vai ou não a plenário. "O governo ilegítimo sabe que a sua validade é pouca e, por isso, tenta atropelar o projeto que vinha com o crescimento econômico e inclusão social de distribuição de renda com a sua agenda que se chama uma pinguela;, acusou.
Pimentel ainda acrescentou que o problema da reforma tributária está no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Refis para as micros
Responsáveis por cerca de 98% das empresas no país e por 57% do emprego formal, as micros e pequenas empresas foram vetadas do Refis, sancionado em 25 de outubro pelo presidente Michel Temer. A Medida Provisória concede descontos de multas e juros e permite o parcelamento de dívidas de empresas com a Receita Federal.
Diante desse cenário, lideranças empresariais e políticas debateram a necessidade de instituir cooperativas de financiamento de crédito para os micros e pequenos empreendimentos.
O senador José Pimentel lamentou o veto do presidente Temer. ;É evidente que esse governo só governa e tem olhos para as grandes empresas e os empresários mais ricos;, disse. De acordo com o petista, é preciso correr muito para aprovar as mudanças no Simples Nacional ainda neste final de ano.
Durante o debate, o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, anunciou que chegou a um acordo antecipado, para evitar um novo veto, com a Receita Federal para a criação da empresa de Simples de Crédito.
Ao final do evento, o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Francisco Honório Pinheiro, afirmou que as empresas do Simples Nacional não podem ficar de fora do Refis. ;Esse evento foi um avanço muito grande, que não para por aqui, para mostrar a importância das micros e pequenas empresas;, defende.
Assista ao Correio Debate ; Os avanços do Simples Nacional
[VIDEO1]
[VIDEO2]
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli