Um adolescente de 16 anos morreu eletrocutado após tentar salvar um cachorro, no conjunto C da quadra 1 de Planaltina de Goiás. O garoto trabalhava em um lava-jato no momento do acidente, por volta das 10h30 dessa segunda-feira (21/10). O cachorro teria recebido a descarga elétrica no momento em que o funcionário ligou um aparelho compressor. Ao puxar o animal pela corrente, ele também acabou eletrocutado.
Outro rapaz que trabalhava no local tentou desligar o equipamento, mas levou um choque e desistiu. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Planaltina foram acionados, mas quando chegaram o cachorro e o adolescente já estavam sem vida. A Delegacia de Polícia de Planaltina de Goiás vai ouvir o depoimento da proprietária do estabelecimento. Ela pode responder por homicídio culposo, se ficar constatada falha na segurança do local.
O que fazer O gerente de Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Brasília (CEB), Franscisco Sales Sousa, explica que em casos de choque elétrico, a pessoa que vai tentar realizar o socorro, "em nenhum momento pode fazer contato com a vítima". O socorrista deve procurar um material isolante, como um pedaço de madeira seca ou borracha, para afastar a vítima da corrente elétrica.
Segundo Francisco, para desligar o equipamento que está gerando a corrente elétrica, o uso de um material isolante também é necessário. O ideal é tentar desligar o desjuntor, mas se a pessoa não souber onde ele fica, é necessário ter cuidado para não mexer diretamente no aparelho energizado.